Quem sou eu

Retrouvaille significa Redescobrir. O Retrouvaille é um Programa voltado para casais que acreditam no seu relacionamento. Trata-se de uma experiência destinada a ajudar o casal a se redescobrir e a construir um casamento mais estável e mais harmonioso, em meio às pressões da atual sociedade e desafios do cotidiano. O Retrouvaille surgiu em Quebec, Canadá, em 1977 e chegou ao Brasil em 2000, na cidade de Curitiba, e em Recife, em 2001.

sábado, 30 de março de 2013

Sobre o amor...




"Não amar é cultuar uma forma de sofrimento. Amar reivindica também renunciar para melhor conseguir, para melhor resultado obter. Mesmo que na renúncia também possa se ferir."

"Ama verdadeiramente. Ama intensamente. E tu compreenderás os segredos de Deus e do céus mesmo que limitado seja o teu ser. Mas no amor não poderias te conter, por isso, a conseqüência natural de amar seria amar, porque amar sozinho não tem como nem porque..."
"O amor dignifica. O amor purifica, modifica por dentro. O amor é capaz de atos que jamais alcançará qualquer pensamento. Difícil no amor é renunciar. Renunciar até para depois ter de volta no desejo constante de ajudar e superar."


Disse o Pe. Airton Freire durante o Retiro de Páscoa.

quinta-feira, 28 de março de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

Homilia do Pe. Airton do dia 23/03/13

Homilia do Pe. Airton do dia 23/03/13 na Faculdade Marista - "Na vida da gente a gente percebe que em determinado momento as coisas vão tomando um rumo e inevitavelmente a continuar da forma como está acontecerá o que os sinais anunciavam previamente. Uma conjugação de força de elementos poderão se tornar alinhados e o resultado será conforme essas forças possam provocar ou já teve provocado.

Na vida da gente alguns acontecimentos podem tomar proporção maior do que poderíamos imaginar e quanto mais os elementos se alinharem em força mais o fato se dará de forma a não se poder mais evitar. Assim acontece nos relacionamentos, acontecem em determinados momentos da vida da gente. Enquanto é tempo é possível mudar. Enquanto as coisas estão em curso é possível mudar a direção antes que seja tarde, antes que tu próprio querendo ou tu mesmo querendo não encontres condições de evitar de se ter este ou aquele acontecimento.

As coisas ganharam força interna e externamente com tal intensidade que elas poderão fugir ao controle da tua vontade. Mas a cada pessoa é dada mais de uma oportunidade para que ela possa refazer-se a partir de dentro e mudar o curso de determinados acontecimentos, enquanto ainda estão acontecendo internamente. Existem coisas que se tu vieres a mudar, se deixares de fazer concessão tu verás o resultado em que isso dará. Mas se tu fores deixando que essas coisas possam ir se adiando, a outros elementos tão fortemente, tu poderás perceber que tu terás mais nada o que fazer. Agirás tardiamente!

A cada pessoa é dada mais de uma oportunidade. Quanto a ti, por vezes, tu poderás recuar para depois avançar. Por vezes tu precisas te ausentar, a fim de ganhar tempo e pensar previamente acerca dos próximos passo que tu darás, enquanto é tempo.

Cada pessoa sente quando os ventos mudam de direção. Cada pessoa começa a perceber através de sinais elementos palpáveis, tangíveis, que as coisas estão mudando de rumo e direção. Antes que seja tarde, tu precisas fazer uma mudança enquanto é tempo.
O que o Evangelho conta é acerca de acontecimentos referentes à última semana de Jesus no meio de nós. O resto tu sabes como aconteceu. Ele entrou em Jerusalém e colocou para fora alguns cambistas e depois se ausentou para Betânia e ficou na casa de Lázaro, que fica cerca de 6km do Getsamani que Ele constumava tantas vezes frequentar. Ele estava se preparando para fazer a passagem pois estava terminando a missão que o Pai tinha dado e tinha confiado realizar.
Na tua vida se tu sentes ter uma missão, se tu fores chamado, convocado, a realizar um plano para o qual o Senhor tem te preparado, não recues desta decisão. Se os acontecimentos começarem a mostrar que da forma que como tu estás realizando, em algo mais sério poderá se dar, se sentires em teu coração que para ser coerente, verdadeiro, um preço alto haverás de pagar. Sê verdadeiro, sê coerente. Há coisas de que não vale à pena abrir mão. Eu já te disse várias vezes e repito novamente, ao Rei tudo menos a honra. A minha vida ao Rei e ao Reino eu poderei dar, mas a minha honra é o inegociável da questão. Isso eu não poderei abrir mão. Não é matéria de negociação. Por vezes, eu poderia até recuar, flexibilizar, mas fidelidade aos princípios em que eu acredito isso eu não poderei negociar.

Se o sal perder o seu sabor com que haverá de salgar. Se a luz que há em ti se tornar em trevas como grande a treva será. São palavras que disse Jesus. Tu possuis uma identidade que a qualquer custo precisa ser preservada. Tu não poderás negar Aquele que te criou e que te chamou. Aquele que de talentos te dotou e te enviou para que frutos em abudância tu pudesses dar. Não vás negar esse amor. Aquele que te trouxe até aqui é o primeiro interessado em que tu leves a bom termo a obra em que Ele se encarregou e te confirmou para que levasse até o fim.

Esta fidelidade de Jesus o levou uma cruz. A fidelidade de Jesus por amor levou a ir até o fim e no alto da cruz Ele disse que Tudo está consumado, cumpriu até o fim a divina Vontade, e por sua fideliddade, por seu amor fiel nós fomos salvos. Que sigas tu o exemplo do Senhor Jesus.
Se a tua vida estiver passando por uma mudança internamente ou externamente tu poderás te orientar a partir da Palavra que não engana, a partir da Palavra do Senhor da qual Vida, Verdade e Luz emanam. Isso não poderás negociar. Honra o Senhor teu Deus, ama-O acima de tudo pois além Dele outro Deus não há. Ama Verdadeiramente com toda a tua força, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e nada faças que fuja a este mandamento, o primeiro mandamento!

Se tu agires com firmeza e serenidade, acredita, o Senhor confirmará na Verdade todos os teus atos, e além do mais, tu e tua casa serão abençoados.

Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo."

Padre Airton Freire
Homilia - 23/03/2013
(Encontro com Pe. Airton Freire em Recife na Faculdade Marista)


http://www.youtube.com/watch?v=nfeIdJ_YUwU


Boa semana !


sexta-feira, 22 de março de 2013

Às mães e futuras mães...

 
 
TEXTO MARAVILHOSO DEDICADO A TODAS AS MAMÃES E FUTURAS MAMÃES!

Nós estamos sentadas, almoçando, quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido es...tão pensando em “começar uma família”.

— Nós estamos fazendo uma pesquisa — ela diz, meio de brincadeira. — Você acha que eu deveria ter um bebê?

— Vai mudar a sua vida — eu digo, cuidadosamente, mantendo meu tom neutro.

— Eu sei — ela diz. — Nada de dormir até tarde n
os finais de semana, nada de férias espontâneas…

Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.

Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar: “E se tivesse sido o MEU filho?”; que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar; que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho morrer.

Olho para suas unhas com a manicure impecável, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzí-la ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote; que um grito urgente de “Mãe!” fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.

Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem.

Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina; que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino, ao invés do feminino, no McDonald's, se tornará um enorme dilema; que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro.

Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, se questionará constantemente como mãe.

Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que jamais se sentirá a mesma sobre si mesma; que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho; que ela a daria num segundo para salvar sua cria — mas que também começará a desejar mais anos de vida, não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles.

Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou estrias, se tornarão medalhas de honra.

O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar pomadinhas num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.

Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que, através da história, tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.

Eu espero que ela possa entender por que eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que me torno temporariamente insana quando discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro dos meus filhos.

Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta.

Quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez. Quero que ela prove a alegria que, de tão real, chega a doer.

O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.

— Você jamais se arrependerá — digo finalmente. Então estico minha mão sobre a mesa, aperto-lhe a mão e faço uma prece silenciosa por ela e por mim e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho esse que é o mais maravilhoso dos chamados; esse presente abençoado de Deus, que é ser mãe.

Autor Desconhecido

FOTO DE Lilo Faria - Curitiba
Ver mais


 

quinta-feira, 21 de março de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

Amor e perseguição



‘Amor e Perseguição’ (Martha Medeiros) – ‘As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas’. (Norman Mailer) Copiem. Decorem. Aprendam.
Temos a mania de achar que amor é algo que se busca. Buscamos o amor em bares, buscamos o amor na internet, buscamos o amor na parada de ônibus. Como n...um jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas plateias dos teatros. Ele certamente está por ali, você quase pode sentir o seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói; só o amor salva, só o amor traz felicidade.
Amor não é medicamento. Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproximará,e, caso o faça vai frustrar suas expectativas, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza,ele não suporta a idéia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de auto-estima. Você já ouviu muitas vezes alguém dizer: “Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu”. Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas.
‘As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas’. (Normal Mailer) Divulguem. Repitam. Convençam-se.
O amor, ao contrário do que se pensa, não tem que vir antes de tudo: antes de estabilizar a carreira profissional, antes de viajar pelo mundo, de curtir a vida. Ele não é uma garantia de que, a partir do seu surgimento, tudo o mais dará certo. Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores, quando na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir diante de você sem máscaras e sem fantasia. É esta a condição. É pegar ou largar.
Para quem acha que isso é chantagem, arrisco sair em defesa do amor: ser feliz é uma exigência razoável e não é tarefa tão complicada. Felizes aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se autoflagelam por causa dos erros que cometem. Felicidade é serenidade. Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados. O amor é o prêmio para quem relaxa.'
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Como fazer uma mulher feliz !


Quando encontramos o homem ou a mulher dos sonhos e temos a certeza de que queremos envelhecer ao lado daquela pessoa, nossa busca terminou. Quando finalmente decidimos unir as vidas e partilhar o cotidiano com o outro, começa uma nova jornada. Uma viagem que nos traz uma descoberta nova a cada dia. Isso é felicidade. Sentimo-nos realizados.

Mas, e quando o outro não está tão feliz como nós? A partir do momento em que percebemos que algo está “fora dos trilhos” nada melhor que sentar e conversar. Como mulher, posso afirmar que os homens costumam fugir desses assuntos mais do que as próprias mulheres. São tantos os afazeres, tantas as preocupações que, ao evitar conversar com o outro, acreditamos estar nos desviando de mais um problema. Mas isso não é verdade. Resolver algo que apenas incomoda no relacionamento impede que esse pequeno arranhão se transforme em algo tão grandioso que, às vezes, leva o casal ao divórcio.

Esse é o primeiro passo para fazer o outro feliz, seja este a esposa ou o marido. Mas, como este artigo dá conta de como fazer a mulher feliz, sinto-me à vontade para dizer que, para que você marido tenha uma companheira sempre de bem com a vida (e com você) ao seu lado, algumas coisinhas que podem parecer tolas são muito necessárias:

1. Ouça.
As mulheres têm necessidade de falar, falar e falar. Parecem ter nascido programadas para se comunicar. Mesmo que você não entenda uma palavra do que ela está falando, ouça. Ela vai se sentir querida e amada.

2. Ajude nos afazeres domésticos.
Lavar, passar e cozinhar não são sua praia? Tudo bem. Você não precisa fazer o que não gosta. Mas será que arrumar a cama de vez em quando ou ajudar a guardar os brinquedos que as crianças deixaram espalhados pela sala ao fim do dia seria pedir muito? Quem sabe dar uma volta com os cachorros pelo quarteirão aos domingos? Pense no que você poderia fazer para ajudá-la e faça, mesmo que seja só de vez em quando.

3. Dê flores a ela.
Receber flores sem ter um porquê é imensamente prazeroso. Mas acho que os homens ainda não descobriram isso. Eles costumam dar flores às esposas quando se sentem culpados por trabalhar demais, quando querem pedir desculpas depois de uma briga ou em datas comemorativas. Maridos, prestem atenção: quando falamos em flores, não estamos querendo dizer um ramalhete de rosas gigantes! Um vasinho de violetas ou mesmo uma única flor, qualquer que seja ela, pode ser perfeito.

4. Pergunte a opinião da sua esposa.
Se você é dos homens que decidem tudo, pode ir parando por aí. Uma família é feita por mais de uma pessoa. Ouvir a opinião de quem faz parte dela é muito importante, mesmo que a decisão final seja sua.

5. Ajude na organização da casa depois de uma festa.
Mesmo que sua esposa seja uma máquina de limpeza, pode ter certeza que se você pegar um saco de lixo e começar a juntar o que precisa ser jogado fora depois da festa, vai deixá-la feliz. Afinal, vocês dois se divertiram igualmente, então, vocês dois também devem arcar com a organização da casa do mesmo modo.

6. Levante-se de madrugada para ver o bebê.
Se o bebê está chorando, precisa ser alimentado ou trocado, e não está mais mamando no peito, você também pode fazer essas tarefas. Preparar uma mamadeira, colocar uma fralda limpa na criança não são coisas nada complexas. Você vai deixar a sua mulher dormir um pouquinho, vai interagir mais com seu filho (o que é muito importante para ambos) e perceberá que sua esposa ficará mais disposta e animada por ter conseguido descansar. Mas não adianta fazer isso somente uma vez na vida. Ajude sempre que puder.

7. Fique com as crianças para que sua mulher vá ao salão de beleza.
Toda mulher gosta de estar sempre bonita e arrumada, mesmo que não seja daquelas que amam salto alto. Se ela quiser ir ao cabeleireiro, ofereça-se para ficar com seus filhos. Ela vai adorar, pois terá um tempo só para ela e, quando voltar, você também vai gostar do resultado.

8. Diga “eu te amo” com mais frequência.
Não é porque vocês se casaram e sabem que se amam que você não deve falar as palavras “eu te amo” sempre que possível a ela. A rotina de qualquer um é estressante, cansativa e muitas vezes entediante. Se o outro não nos lembra que somos amadas, o dia a dia fica sem propósito também.

9. Elogie sua mulher.
Mesmo que ela tenha acabado de acordar e esteja toda descabelada, diga que a vê como a mulher mais bonita que há, se isso for verdade para você. Se ela se arrumou para sair com você, elogie. Dizer o que sente não é sinal de fraqueza. Um homem seguro sempre é capaz de falar coisas bonitas a quem ama.

Esperamos que essas dicas lhe tragam resultados positivos. Um bom relacionamento é feito por duas pessoas que se esforçam para tal e que se amam. Faça sua mulher sempre mais feliz e verá que ela será mais capaz de fazer o mesmo por você.

Fernanda Trida
(publicado em familia.com.br)

domingo, 3 de março de 2013

O perdão é o verdadeiro caminho até a liberdade



O perdão é o verdadeiro caminho até a liberdade, e sem ele, o mundo se torna um lugar muito difícil de vivermos.

A vida nem sempre é justa, muitas pessoas podem ser cruéis, a dor pode se tornar muitas vezes insuportável, e injustiças são muito comuns.

Precisamos escolher o caminho do perdão se quisermos ter uma vida de paz, harmonia e felicidade com o nosso próximo, e, na maioria das vezes, nosso próximo está em nossa própria família.

A coragem, o poder, o amor e a moderação, são atributos que precisamos desenvolver.

A falta de perdão causa tragédias mundiais.
O ato de perdoar não é uma das tarefas mais fáceis para nós, seres humanos. Tribos, sociedades, países, famílias e amigos já travaram e ainda travam batalhas, e verdadeiras guerras, por causa das diferenças entre as pessoas, ou devido a algum ato que tenha lhe desagradado ou prejudicado, por vingança ou ainda pela sede de poder, e assim espalham pelo mundo ainda mais rancor e nem um pouco de paz.

O perdão traz bem-estar físico e mental.
O perdão não é impossível, nem mesmo nos casos mais graves.
  1. O perdão reduz a agitação que leva a problemas físicos.
  2. Perdoar reduz o estresse que vem de pensar em algo doloroso, mas que não pode ser mudado.
  3. Ele também limita a ruminação que leva ao sentimento de impotência que reduz a capacidade de alguém cuidar de si mesmo.
O restabelecimento pessoal através da prática.
A diminuição da ira e da mágoa vem de se vivenciar o perdão. O perdão é a experiência interior de se recuperar a paz e o bem-estar. Pode acontecer de alguém perdoar um dia, e a raiva voltar depois, e isso é normal. Dessa forma, o perdão é um processo que deve ser praticado. Para perdoar, você pode começar por entender e praticar estes passos:
  1. Seu ódio não atinge seu adversário, mas sua própria alma.
  2. A melhor resposta aos seus inimigos é ter uma vida cheia de sucesso e realização.
  3. A segunda melhor resposta é devolver com um ato bom, quebrando a corrente.
  4. Veja o lado positivo que veio da ofensa.
  5. Pense nas pessoas que já lhe fizeram algo de bom.
  6. Olhe para a grande figura como um todo.
  7. Seja caridoso consigo mesmo.
  8. Tente equilibrar confiança e sabedoria.
  9. Pare de contar o ocorrido às outras pessoas.
  10. Ore por seus inimigos ou quem lhe magoou.
  11. Tente se colocar no lugar dele e imagine como ele vê o que fez.
  12. Mantenha a perspectiva, pessoas podem ofender outras, mas é seu dever perdoá-las.
Restituição.
Às vezes, a pessoa foi realmente prejudicada. O perdão não elimina esse fato; apenas o torna menos importante. O perdão implica que se pode ficar em paz mesmo tendo sofrido um mal causado por outro. Não conseguimos escapar de todos os males, que geralmente fazem as pessoas continuarem estressadas porque os problemas ainda persistem.

O perdão reconhece o mal, mas permite que o prejudicado leve a vida em frente. O perdão pode conviver com a justiça e não impede que se faça as coisas justas ou adequadas. Você apenas não as faz de uma perspectiva rancorosa ou transtornada.

Afinal de contas, não somos perfeitos e todos cometemos erros. Não perdoar incute no mesmo erro de ofender. Quando amamos nosso próximo, somos pacientes e tolerantes. Separamos as pessoas de seus atos. Perdoamos para sermos perdoados.
Nossa melhor contribuição para o mundo é a prática do perdão, a mais divina das vitórias, a cura para os problemas da humanidade.

Chris Ayres
(postado em família.com)

sábado, 2 de março de 2013

Dificuldades no relacionamento


As famílias em geral têm enfrentado muitas dificuldades no relacionamento, casais que brigam o tempo todo, crises financeiras que abalam a relação entre cônjuges, às vezes desentendimentos familiares por parte de uma das famílias, desemprego, filhos que adoeceram e exigem ainda mais a disponibilidade dos pais, ciúmes... Podem ser tantos os motivos que gerem a crise no casamento que às vezes é até difícil enxergar soluções se não houver humildade e amor.

Esse assunto é bem intenso e muitos casais ou um dentre eles sempre está em busca de melhoria para o relacionamento e com razão, pois no casamento devemos sempre estar em busca de oferecer o melhor de nós. Então, o que fazer em situações difíceis?

1- Não se fingir de cego. Não adianta, se houver um problema, é melhor sentar para conversar, fingir não vai resolver o problema, o melhor é esclarecer os fatos.

2- Olho no olho. Quando conversar olhem-se nos olhos, pergunte ao seu cônjuge o que em você o deixa triste e o que o deixa feliz. Se esforce para melhorar os aspectos negativos, fale também sobre seus sentimentos, abra o coração.

3- Confesse. Confesse seus erros, admita onde errou e peça desculpas, mostre que o seu casamento é muito importante e que o ama.

4- Faça surpresas. Crie um ambiente especial, agradável e romântico; prepare um jantar especial, ainda que simples; coloque sua melhor roupa; arrume os cabelos; perfume-se como se fossem para um grande encontro, como no início do namoro. Aproveite a boa música e peça para dançar, naquele momento, abrace com carinho e fale do fundo da alma o quanto a outra pessoa é importante para você. Repasse os desafios que já superaram e as metas conquistadas.

5- Lute. Lute por quem você ama, uma planta não morre em terreno fértil, com o amor é igual, precisa ser nutrido por um dos dois; ou melhor, por ambos, mas caso o outro demonstre desânimo no casamento, se inspire a dar motivos, crie situações a fortalecer essa união, não desista, não deixe de lutar pelo outro, não se canse, todos os dias demonstre, com palavras, com afeto, com ações, mostre que vale a pena lutar e vencer juntos.

6- Bilhetinhos e cartas. Escreva, sempre que possível, bilhetes de carinho e amor. Coloque todo o seu sentimento, enfeite o bilhete ou a carta, se quiser use a criatividade e faça você mesmo um cartão. Use cola, cartolina, folhas e flores secas, pequenos botões, enfeite da forma que quiser e não esqueça de escrever um poema, a letra de uma música ou o que vier de carinhoso à mente.

7- Filme e diálogo. Assistam algum filme juntos que fale de amor e superação, existem alguns filmes religiosos que trazem esses temas, e depois conversem sobre o filme e como vocês podem usar os exemplos mostrados em sua própria vida.

8- Declarações. Nada melhor que ouvir: "Eu te amo muito". Você pode dizer isso a hora que quiser, pode ligar no meio da tarde só para dizer: "Você é importante para mim".

9- Flores e um sorriso. Toda mulher ama receber flores, não importa se é um pequeno ou grande ramalhete. Nos sentimos amadas, cuidadas, percebemos o empenho do outro de presentear e demonstrar, e a surpresa é ainda melhor, quando menos se espera receber esse carinho em forma de flores e sorrisos.

10- Orar. Em momentos de dificuldades, buscamos força superior no Pai Celestial. Quando nossas forças são pequenas e não conseguimos enxergar solução, ser humilde, ajoelhar-se e orar, buscar orientação espiritual para qualquer desafio e ser constante nessa conversa com Deus, realmente realiza milagres.

Você pode orar por seu cônjuge, por seus filhos e para receber orientação de como resolver os problemas de uma crise. O casal pode também orar juntos. Às vezes um pode mostrar certa resistência, mas como disse anteriormente, não desista, se seu parceiro não quiser orar, faça sua parte, tenha fé e confie no Senhor.

11- Não pressione. Explique sempre os motivos, as razões para que vocês possam caminhar numa mesma direção, mas não pressione. Fale com harmonia, sem gritos, sem conflitos, mostre a direção e seja paciente.

12- Bombons e biscoitos. Que tal presenteá-lo com os bombons ou biscoitos preferidos do parceiro, ou o doce que ele mais gosta? Ponha numa taça e saboreiem juntos.

13- Alegria. Mostre alegria em estar juntos, brinquem, conversem, façam cócegas um no outro, não existe idade para amar, todos nós temos uma parte de criança e isso faz bem. Esqueçam os problemas e desfrutem de momentos juntos, faça caretas, se divirtam e riam juntos, o riso sincero de amor traz felicidade e contagia.

14- Aproveite. Aproveite os momentos a dois. Se seu esposo gosta de correr, mesmo que não seja seu esporte favorito, acompanhe-o nessa atividade e corram juntos, é um ótimo momento para exercitarem-se e estar ligados. Se sua esposa gosta de costurar, sente ao lado dela, conversem, leia em voz alta aquele trecho do livro que você está lendo e debatam saudavelmente sobre ele.

15- Estudem. Estudem juntos as escrituras, coloquem-se na posição da experiência ocorrida e vejam pelo exemplo de Jesus ou os profetas qual foi a melhor escolha feita. Todos nós vivemos desafios em alguns momentos da vida, desafios mais leves outros mais pesados, não importa que idade você tenha, se há amor você pode ter 90 anos e ainda brincar com seu cônjuge. O valor de ser criança em qualquer idade é porque podemos mostrar pureza e inocência em nossas atitudes.

Mostramos sugestões simples, mas capazes de fortalecer um casamento. Pode levar dias, meses ou anos, mas o importante é nunca perder as esperanças e jamais desistir de quem se ama. Vocês casaram para tornarem-se um, portanto, um há de completar o outro.

O homem ou mulher que não busca a felicidade do outro, nunca será feliz sozinho.

Vivam com amor.

Fernanda Ferraz
(Publicado em família.com)